delicado







quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uso racional de medicamentos

Muito se ouve sobre os aspectos negativos da auto medicação (maldita reforma ortográfica, me deixou semianalfabeta!), e agora venho a descobrir que também existem aspectos positivos... Mais uma da série "como outras coisas na vida": existem dois lados na moeda.
Pois bem, e quando a medicação não é auto imposta, mas bem prescrita pelo médico ou cirurgião dentista e você não consegue entender? E olha que eu sou cirurgiã dentista!
Exemplo: a pediatra prescreveu Azitromicina para tratar a otite do meu filho, 2,5ml durante 10 dias. Azitromicina durante 10 dias! Vai contra meu conhecimento prévio do assunto, e contra a bula do medicamento também: 3 a 5 dias de tratamento.
Outra: para o mesmo medicamento ela prescreve tomar 1h antes ou 2h após a refeição, a bula diz com ou sem alimento.
Eu, que sou só cirurgiã dentista e não médica pediatra, sou obrigada a confiar no trabalho dela, que deve saber o que está fazendo. Mas para mim serve de alerta, pois meus pacientes podem passar pelo mesmo tipo de dúvida ao receber minhas prescrições. Como hoje em dia, com o google, todo mundo sabe de tudo, é muito fácil uma prescrição mal explicada ser comparada com dicas de qualquer site sem procedência e se tornar uma propaganda negativa para o profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário